quarta-feira, 4 de junho de 2008

1968 ainda vive!


Há 40 anos atrás a sociedade mundial passava por uma transformação ideológica. E 1968 tornou-se um ano carregado de significados.

Mas o que foi o Maio de 1968? Será que ele ainda tem algo a nos ensinar nos dias de hoje?

O ano de 1968 foi período de conquistas sociais importantes que ecoam até os dias de hoje, como a igualdade de direitos civis, a liberação sexual, o reconhecimento das lutas dos estudantes e da diversidade cultural.

O movimento explodiu, com a revolta geral dos estudantes que não concordavam com o regime político da época. A luta era contra a ditadura e o AI-5.
No mundo movimentos aconteciam por toda parte, mas teve maior expressão na França com o fechamento da Universidade de Nanterre.

No Brasil a ditadura imperava e em meio ao clima de repressão imposta pelos militares, surge um grupo de sonhadores que acreditavam que poderiam construir um mundo mais justo e igual socialmente. O ano foi marcado pela violência, tortura, assassinatos, prisões e desaparecimentos.

Por aqui as expressões políticas, sociais e culturais do período estavam relacionadas com a realidade de um país envolvido em profundos contrastes. Para combate-lás os universitários e os secundaristas tomaram conta das ruas e praças, enfrentando a polícia.

Em um som grito a juventude entoava:
"Abaixo a sociedade de consumo."
"Parem o mundo, eu quero descer."

Na verdade os jovens pretendiam fazer uma revolução política, porém seus idéias seguiram também fatores sociais e culturais.

Para o cientista político Otávio Soares Dulci, o ano de 1968 ainda vive nos sonhos da juventude atual. ”Cada época tem seus sonhos e desafios”, conclui.

A estudante de publicidade Josiane Barbosa disse que é importante resgatar períodos marcantes como 68 porque reacende o desejo de luta. ”Acho importante não esquecer movimentos como o de 1968 porque é uma maneira de acorda a juventude para as lutas dos sonhos atuais”

Leia também:

Palestra de Otávio Dulci

Movimento estudantil em 68

Um ano de mudanças

Nenhum comentário: